Coloque a construção no esquadro

Um profissional experiente enxerga de longe quando as paredes em uma construção estão fora de esquadro, mas a experiência nos diz que além de enxergar também devemos comprovar.

Uma forma simples é utilizando o velho e conhecido Teorema de Pitágoras, que diz que a soma do quadrado dos catetos é igual o quadrado da hipotenusa: A² + B² = C².

Você deverá de marcar no terreno os locais onde fará os buracos para as fundações, bem como a linha dos alicerces, sobre os quais as paredes serão levantadas. É grande o risco de fazer linhas fora do esquadro: os cômodos ficarão disformes.

Utilizando a Piquetagem Direta


- Marcar  um ponto conforme especificado na planta/projeto respeitando as linha de recuo e divisa do terreno.

2º - Crave os piquetes A e B, como é mostrado na fig. 1, tendo como base a línha-Iirnite e estique uma linha de aço entre os dois piquetes.

3º - Crave o piquete C, na extensão da construção; se a construção for muito grande, utilizar  piquetes intermediários. Estenda a linha do piquete A até o piquete C;

4° - Com o metro, marque exatamente 3 metros na linha A-B; marque exatamente 4 metros na linha A-C; um fio colocado no ponto de 3 metros de A-B, até o ponto de 4 metros de A-C deverá medir exatamente 5 metros.

Nota: Caso o fio de 5 metros indicar uma medida maior, a linha A-C deverá ser deslocada para dentro, se indicar uma medida menor, a mesma deverá ser deslocada para fora.

Siga o mesmo procedimento para a marcação dos demais cômodos da sua obra.

esquadro

Voltar ao menu de dicas